quinta-feira, 16 de junho de 2011

JUVENTUDE SERÁ O TEMA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2013!

Em meio a uma data tão especial em que comemoramos o Dia mundial de oração pela vida da juventude, em que lembramos a memória do saudoso Pe. Gisley que há dois anos partiu, mas que deixou para nós uma missão: "Vamos juntos gritar, girar o mundo... Chega de violência e extermínio de jovens”. Tenho grande satisfação de dizer que conseguimos...


Em nota, o site da CNBB divulgou ontem à tarde: “Fraternidade e Juventude”. Este será o tema da Campanha da Fraternidade de 2013. A escolha foi feita ontem, pelo Conselho Episcopal Pastoral, que está reunido desde de terça-feira na sede da CNBB.

O tema foi proposto pelo Setor Juventude da CNBB, que recolheu cerca de 300 mil assinaturas junto aos jovens do Brasil. O lema será escolhido na próxima reunião do CONSEP.

Esta será a segunda Campanha da Fraternidade sobre a Juventude. A primeira foi realizada em 1992 com o lema “Juventude, caminho aberto”.

Parabéns juventude!  É a igreja no Brasil optando pelos jovens... Ecoemos o nosso grito de Paz!  


A escolha dos temas da Campanha da Fraternidade é feita com antecedência de dois anos.
O Setor da Mobilidade Humana da CNBB apresentou e defendeu o tema do tráfico de pessoa humana e o trabalho escravo. Outros temas foram apresentados, mas não receberam votos.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

ENCONTRO PAROQUIAL: REPASSE DO ENCONTRO DIOCESANO

JUVENTUDE E PARTICIPAÇÃO:

PARTICIPAR É TRANSFORMAR

PJ: "NESSE JEITO SE SER, CRER E VIVER,

A JUVENTUDE FAZ A VIDA ACONTECER.”


No dia 11 de junho de 2011 os jovens da Paróquia São José Operário se reuniram no Salão Paroquial para participarem de um encontro de repasse, com o tema PJ: “Nesse jeito de ser, crer e viver a Juventude faz a vida acontecer".


O encontro começou com o café da manhã, em seguida tivemos a acolhida e a apresentação dos jovens, desta vez do lado de fora do salão. E retornando ao salão, os jovens formaram um círculo para um momento de animação e a Oração da Manhã.

Continuando o encontro, o coordenador Edion, explicou sobre o envolvimento do jovem no caminho de Jesus, ressaltando que os jovens precisam se interessar mais em viver a vida que Jesus nos proporciona. Depois, nosso coordenador, incentivou os jovens a fazerem uma Recordação da Vida, relembrando fatos que marcaram a PJ na paróquia. Finalizando essa parte, em círculo, cada jovem colocou sua mão direita no ombro do jovem ao lado e fez uma oração por ele.



Dando continuidade ao encotro, a assessora Fernanda Crispim, abordou o tema: “PJ: Nesse Jeito de Ser, Crer e Viver a Juventude faz a vida acontecer”. Buscando melhor compreensão do tema, ela começou conduzindo os jovens para a “Dinâmica das Flores”, e depois eles discutiram qual a relação da dinâmica com a participação na PJ.



















Também foi discutida a questão: “O que é a Pastoral da Juventude Verdadeiramente?”. Logo em seguida, Fernanda convidou os jovens para cantarem a música “Quando o Espírito de Deus se move em mim”, explicando que só por meio do Espírito Santo, os jovens podem atuar verdadeiramente na PJ.

Para um momento de descontração e ao mesmo tempo de reflexão, Fernanda e Edion, convidaram os jovens para caminhar até o pátio da Matriz, onde os jovens participaram de um clima de oração e meditação com Deus e com o irmão, em que o fogo do Espírito Santo se tornou cada vez mais forte. Em duplas, cada jovem teve a oportunidade de conhecer melhor o outro, aprender a se enturmar, interagir, cada jovem pode tocar e sentir o outro.

Ao retornarmos ao salão, o coordenador Edion, passou alguns avisos e fez uma breve avaliação do Retiro e do Encontro. Também foi feita a eleição de uma segunda secretária para melhorar os trabalhos da PJ na Paróquia. Como candidatas, tivemos Jaiany da comunidade Nossa Senhora Aparecida e Tainã da Comunidade Santa Mônica. Sendo que a vencedora foi Tainã dos Santos e Jaiany, nossa aniversariante, passou a fazer parte da equipe de um novo Projeto da PJ na Paróquia, o Teias de Comunicação.

Enfim, o encontro terminou às onze horas e trinta minutos com a benção final e o almoço. Depois disso, todos os jovens retornaram para suas residências e suas comunidades, onde esperamos que transmitissem tudo que lhes foi passado.

Agora, umas fotinhas bem legais, rsrsrsrsrs .....


As Três Rosinhas, rsrsrsrs ...




Saudades da nossa amiga Kelly, sentiremos sua falta...

Nosso Casal de Orquídeas





sábado, 4 de junho de 2011

2º RETIRO DE ESPIRITUALIDADE DA PASTORAL DA JUVENTUDE

TEMA: “TEM HORAS QUE A GENTE SE PERGUNTA POR QUE NÃO SE JUNTA TUDO NUMA COISA SÓ”

Nos dias 28 e 29 da Maio de 2011, os jovens da Paróquia São José Operário saíram da Matriz em direção ao Sítio Canaã, onde se realizou o 2º Retiro de Espiritualidade da PJ.

O retiro desse ano teve a presença de Sidélio, Valdinéi e João Paulo como assessores, que desenvolveram seu trabalho de forma bem diferente do que os jovens esperavam. Um jeito bem PJ de se fazer retiro, com rodas de conversa e momentos para os jovens interagirem entre si, formando laços de amizade e companheirismo. Sem falar dos momentos de pararmos e refletirmos sobre como estamos atuando no ambiente, na comunidade onde estamos inseridos.

Como de costume, começamos nossos trabalhos acolhendo a todos os jovens e é claro, com um miquinho básico, né!!! E depois um momento de animação.

Em seguida, o assessor Sidélio apresentou o significado de Retiro: “O que é se retirar?”, motivando os jovens a parar e refletir sobre  a pergunta: “Porque que não se junta tudo numa coisa só?”.
 
 

















Finalizando a parte da tarde, Sidélio convidou os jovens a participarem de uma dinâmica que consistia em um mudar o outro da forma que ele desejasse que o outro fosse. No final da dinâmica, os jovens deviam refletir sobre a questão: “Será que eu consigo tocar as pessoas?”. Olha só alguns resultados da transformação durante a dinâmica: 


À noite, os assessores conduziram um momento de oração, que se iniciou no próprio salão e terminou no lado de fora. Os jovens saíram com suas velas acesas em direção ao jardim do sítio, onde formaram um círculo, ficando longe uns dos outros. Os assessores fizeram momentos de reflexão, e no meio de um deles as velas dos jovens foram apagadas. O que significou as muitas vezes que nós ficamos no escuro da vida, sem enxergar uma luz no fim do túnel e sem ter ninguém por perto para nos ajudar. Ficamos sozinhos, até percebermos que existe alguém, Deus, que nos ama muito e por isso nos dá novamente a sua luz. Para que sejamos Sal e Luz, dando sabor e iluminando o mundo ao nosso redor. Nesse momento, os jovens acenderam suas velas outra vez.




















Nesse retiro, a nossa Noite Cultural foi em clima de Festa Junina. Fizemos uma animada quadrilha, com a participação até do Pinóquio.





















Na manhã de domingo, os jovens se direcionaram para o campo de futebol, onde houve uma pequena encenação, com o objetivo de demonstrar a importância da proximidade, participação e interação dos jovens nos Grupos de Base.







No final dessa apresentação, os jovens refletiram sobre as dificuldades que os impedem de atuar verdadeiramente nos Grupos de Base. Cada um recebeu um pedaço de papel onde escreveu o que o impede de ser um jovem cristão. Ao ar livre e em duplas, os jovens seguiram em caminhada conversando sobre suas dificuldades. Chegando a outro local, eles fizeram uma oração silenciosa, pedindo o auxilio de Deus para atuarem efetivamente na PJ.


Em outro ponto, as duplas foram desfeitas e se formaram trios. Continuando a caminhada, chegamos a um local onde havia um boneco de papelão que representava o pecado, ou seja, tudo aquilo que nos atrapalha a ser cristão. Cada trio colocou seus papéis no boneco que foi queimado.


Para terminar a parte da manhã, as duplas anteriores foram formadas novamente. Foram até a beira da represa, onde cada jovem expressou um desejo pelo outro e num gesto de carinho e amizade um entregou ao outro um bombom, terminando com um abraço fraterno.

















Os assessores conduziram toda essa parte da manhã baseados na passagem dos Discípulos de Emaús. Os jovens saíram de dois em dois, caminhando e conversando entre si. Depois, abriram os olhos, para ver onde estavam errando, refletiram e se purificaram. Finalizando com a partilha do Pão.


Como na vida de um jovem não pode faltar a Eucaristia, encerramos a parte da manhã com a Santa Missa celebrada pelo Frei Luiz Fernando e com a participação de todos os jovens e mais alguns visitantes. Aproveitando a oportunidade, divulgamos mais uma vez o cartaz da Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens.


















E no final da Missa, presenteamos os nossos assessores com uma lembrancinha, num gesto de carinho e agradecimento.


Após, a missa tivemos o almoço e na parte da tarde os jovens tiveram um momento de lazer.

Confira agora umas fotinhas básicas, rsrsrsrsrsrs .....